Turismo: Santa Rita do Sapucaí figura como uma das principais rotas do sul de minas

Ao longo dos seus 128 anos de emancipação político-administrativa, Santa Rita do Sapucaí vem se reinventando a cada ciclo de sua existência. Muitos fatos marcantes contam sua história e, para contextualizar o atual momento, se faz necessário voltar em sua linha do tempo, em 1959 com a fundação da Escola Técnica de Eletrônica – Francisco Moreira da Costa, que propiciou o início de uma revolução educacional, apoiada numa base econômica oriunda do agronegócio, principalmente da agricultura cafeeira. Hoje, o que se vê é um novo momento de reinvenção com o impactante turismo rural, fortalecido e apoiado, mais uma vez por empreendimento ligados ao café.
Destaque também para outros dois momentos de reinvenção de toda uma comunidade, como em 1986 com a criação do Vale da Eletrônica, que fez surgir o polo industrial hoje chamado de Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí. Em 2013, um novo momento de reinvenção com a instituição do Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz.
Assim, com destaque para esses momentos históricos e de extremo impacto econômico-social para todo o município santa-ritense, chegamos ao que podemos chamar de revolução pelo turismo.
Revolução esta que, certamente, tem berço em um movimento colaborativo que propiciou o empoderamento e o surgimento, através da economia criativa, de projetos sociais, empreendimentos e eventos que cresceram alicerçados por ações coletivas. Como um rizoma – base sólida que legitima – o Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz, deu origem a importantes eventos turísticos, dentre outros, o Vale Music Festival, a Feira das Nações, o Festival de Gastronomia Sabores do Vale, o HackTown, o Mulheres Empreendedoras do Café.
E assim, chegamos ao momento que vem se demonstrando ser forte mola propulsora do desenvolvimento econômico de Santa Rita do Sapucaí: o turismo. Turismo esse que sempre aconteceu, seja o turismo religioso com as homenagens prestadas por milhares de romeiros à Santa Rita de Cássia, padroeira do município, seja pelo turismo de negócios com as missões empresariais que vindas de todos os lugares buscam o conhecimento em nas empresas e instituições educacionais, seja pelo turismo de aventura com os praticantes do voo livre que encontraram na Serra do Paredão o local propício para a prática de seu esporte.
No ano em que Minas Gerais comemorou seus 300 anos, dezembro de 2020, Santa Rita do Sapucaí foi presenteada com o reconhecimento pelo Ministério do Turismo como integrante da Rota do Café de Minas Gerais. E é a Rota do Café que vem atraindo para Santa Rita do Sapucaí turistas de várias regiões do Brasil e até de outros países. Todos em busca de conhecer a origem da bebida que promove a conexão entre pessoas, entre empresas.
A Rota do Café em Santa Rita do Sapucaí inclui a visitação e degustação de cafés especiais em fazendas produtoras, que oferecem a experiência do “pé à xícara”. São propriedades que sempre desenvolveram a lavoura cafeeira e que agora abrem suas porteiras para a visitação de turistas e “coffee lovers”.

(Fonte: https://pmsrs.mg.gov.br)

Garanta sua reserva